terça-feira, 15 de maio de 2012

Resenha de Estilhaça-me por Tamires



Tenho uma Maldição 
Tenho um Dom 

Sou um Monstro 
Sou uma sobre-humana 

Meu toque é letal 
Meu toque é Poder 

Sou a arma Deles 
Lutarei contra Eles 


Sinopse: Juliette não toca alguém há exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.





Se você gosta de X-MEN prepare-se para amar este livro.
Estou aprisionada há 264 dias. Não tenho nada senão um caderno e uma caneta quebrada e os números na cabeça para me fazer companhia. Uma janela. Quatro paredes. Espaço de 1,48 m². Vinte e seis letras de um alfabeto do qual não fiz uso em 264 dias de isolamento. Seis mil, trezentas e trinta e seis horas desde que toquei outro ser humano.” 

Desde o momento em que os pais de Juliette descobriram que não podiam mais tocar em sua filha, começaram a desprezá-la. Em alguns anos, quando um terrível “acidente” fez com que a policia viesse levá-la seus pais, nem ao menos tentaram impedir. Na verdade, eles deram graças a deus por finalmente se livrarem dela.  Após uma vida de solidão, isolada em uma cela úmida, ela finalmente ganha um companheiro de cela. Um rapaz: Adam, a pessoa com os mais impressionantes olhos azuis que ela já viu. Olhos que ela já conhece. Quando Juliette percebe “quem” é seu companheiro de cela ela entra em pânico com medo que ele acidentalmente pudesse tocá-la e morrer.


No início do livro encontramos algumas palavras tachadas que a autora utiliza para demonstra a confusão pela qual sua personagem esta passando, nunca tinha visto isso num livro e achei muito interessante.


Confesso a vocês que até a página 45 o livro estava monótono e confuso, mas a partir da página 46 a autora ligou o motorzinho e foi surpresa atrás de surpresa.


O modo como a autora retratou o futuro da humanidade, em minha opinião, já foi um modo de “tentar” conscientizar o leitor da necessidade de mudar nosso meio de vida, ou daqui a alguns anos podemos enfrentar os mesmos problemas ambientais aos quais ela fez referência no livro.


Tahereh (a autora) retrata um futuro onde não existe comida suficiente para todos, a natureza foi devastada para que o homem pudesse se expandir, onde determinados livros estão sendo queimados para que a população não reflita sobre suas ações e opções, onde o Restabelecimento (uma organização que promete restabelecer a sociedade) manda e desmanda conforme sua vontade enquanto tenta extinguir os rebeldes. Tanto o ambiente como os personagens criados são incríveis.


Adam é nosso típico mocinho: é forte, sexy, carinhoso e apaixonado.  No inicio seu papel é confuso, pois não entendemos o que ele esta fazendo na cela de Juliette, até descobrirmos que ele, na verdade, é um soldado e está ali a mando de Warner. Nessa parte, fiquei com tanta raiva dele que queria tocar o livro longe. Mas a partir daí passamos a conhecer sua verdadeira história e vemos que ele era apaixonado por ela desde que eles eram crianças e que só se voluntariou neste projeto para que pudesse reencontrá-la e, é claro, que já estava bolando um plano para que pudessem fugir juntos. Isso fez com que ele voltasse às boas graças comigo.


Durante o confinamento de Juliette com Adam, descobrimos que ele pode tocá-la e que, no passar do livro, vemos que determinados “tipos” de pessoas podem tocá-la. Há muito tempo, Juliette não era tocada por outro ser humano, quando descobre que seu lindo e gostoso namorado pode tocá-la, é obvio que ela fica nas nuvens, o que garante que o livro tenha vários capítulos recheados de “amassos”, mas nem tudo são flores... Warner o líder da base em que Juliette esta presa e é garantia de problemas.


Warner, um rapaz um pouco mais velho que Juliette (que para mim pareceu como uma versão mais nova e doentia de Hitler), está no comando da base para qual Juliette é levada, onde ele pretende conquistá-la para que ela se torne sua mais nova e letal “arma” de tortura contra os rebeldes. Warner, porem, não contava que Juliette e Adam tivessem seus próprios planos.


A autora está de parabéns, o livro é ótimo e ela conseguiu criar uma história complexa e envolvente que faz com que o leitor consiga “sentir” a adrenalina pela qual a personagem vive. Recomendo a todos que leiam este livro.

“Estilhaça-me” é o primeiro livro de uma trilogia. Mal posso esperar pelo próximo livro. Pesquisei na internet e descobri que o próximo livro poderá se chamar “Desvenda-me”.


Tamires

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Tamires! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha tamire.por sua culpa mas um pra lista bjs

    ResponderExcluir
  3. Que resenha excelente vc escreveu, e acredita que vc é a terceira blogueira que compara esse livro com os X-Men? Ainda não decidi bem se isso é uma coisa boa. Ss opiniões sobre o livro são bem diversificadas pelo o que eu vi até agora, muitos falam bem enquanto outros falam mal, o único jeito de eu descobrir a verdade é lendo. Araços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir


Layout exclusivo do blog - Noites Malditas | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©